Dizem que hoje é o dia da Mulher.
Que no meio de 365 dias que um ano inteiro tem, nos foi atribuído um em específico.
Um único dia oficial para celebrar a grandiosidade de se ser mulher.
Está errado. Como está errado existir um "Dia do Pai", um "Dia da Mãe", um "Dia da Criança". Neste mundo de datas e celebrações impostas, o maior erro é guardar os gestos e as palavras para dias em particular. É atribuir rótulos, denominações e definições genéricas aos que amamos.
Somos criaturas de hábitos, de vícios fáceis, de métodos e de rotinas. E no meio dessas correrias todas, tantas vezes nos esquecemos que a mulher é mulher todos os dias. Que o pai também é pai todos os dias, a mãe é mãe, e a criança é criança, até ser homem ou mulher.
Todos somos iguais: nascemos, respiramos, crescemos. Alguns de nós temos a sorte de ser mulheres. Para algumas, poderá ser considerado um azar nascer-se com dois cromossomas iguais; mas para mim será sempre uma sorte ser mulher.
Foi uma sorte ter a mulher que tenho como minha Mãe: genuína, altruísta, incansável, lutadora.
Foi uma sorte ter a mulher que tenho como minha Irmã: inspiradora, positiva, boa, sonhadora.
Foi uma sorte ser abençoada com a minha Filha: a minha primeira, o meu sonho, o meu maior desejo, que há precisamente sete meses atrás quase se desmoronou. E tive medo! Chorei muito, senti o mundo desabar! Mas tudo correu pelo melhor, e ser mulher permitiu-me sentir a vida a crescer dentro de mim.
Neste dia que nos é atribuído, importa salientar que não somos mais que os homens. Não somos menos que eles também. Somos tão somente iguais. Seres que nascem, crescem e respiram. Com sonhos, medos e vontades. Somos imperfeitas. Somos únicas, cada uma à sua maneira. Somos filhas, somos mães e somos irmãs. Somos tias, primas e somos amigas.
Somos tudo e somos nada.
Somos tanto como todas as outras pessoas que por aqui passam.
Tratem-nos como tal. Como iguais.
Respeitem-se uns aos outros, homens e mulheres.
Amem-se, homens e mulheres.
Cuidem-se uns aos outros, e já não serão precisos dias de calendário para valorizar seja quem for.

Sem comentários:
Enviar um comentário